Coronavirus e os Desafios da Gestão

Coronavirus e os Desafios da Gestão

O grande desafio é mantermos nossas empresas vivas! Sob esta máxima descrevemos ações que podem contribuir com o duro trabalho dos gestores em meio à crise mundial em manter suas organizações.

Algumas premissas:

–Trata-se de uma crise sem precedentes, sem previsibilidade e sem fronteiras;

–Reflexos humanitários, econômicos, sociais e culturais;

–Desafios inusitados para governos, empresas e pessoas;

–Impactos incalculáveis em todas as dimensões.

Primeira dica: é no auge da crise que sua capacidade de gerir e liderar será o divisor de águas:

–Estabilizar a operação agora e buscar estratégias inovadoras devem ser os objetivos da gestão. Mesmo a crise pode trazer ensinamentos e provocar reações em busca de oportunidades;

–Tome decisões rápidas e com firmeza; este não é o momento de ser perfeito;

–Tenha estratégia (com foco) para um futuro viável e atraente para sua equipe – isso trará confiança para todos;

Segunda dica: observe as seis frentes prioritárias que poderão nortear o trabalho do gestor:

▪ Governança da Crise: estabeleça o plano de gestão da crise observando o alinhamento entre Board, diretoria e áreas técnicas para responder de maneira consistente à crise e desenvolver as ações de recuperação e manutenção dos negócios. Após, crie o “Centro de Gestão do COVID-19” em sua empresa para que possam atuar em todas as frentes necessárias (negócios e pessoas), além de monitorar as mudanças que estão ocorrendo bem como informações atualizadas dos órgãos reguladores.

▪ Gestão de Pessoas: estabeleça ações que deixem seus colaboradores confortáveis em relação a saúde coletivamente e individualmente. As pessoas possuem formas diferentes de agir e pensar; logo, o nível de preocupação e estresse podem ser diferentes em meio ao time de colaboradores. Por isso, a correta leitura do nível de ansiedade da equipe pode ser um grande diferencial e um programa eficaz de prevenção à contaminação bem como flexibilização da jornada de trabalho ou mesmo das metodologias possíveis são exemplos de procedimentos que miram no bem estar do colaborador. Por fim, comunicação e transparência são muito importantes nesta fase.

▪ Impactos Financeiros: esta frente possui diversas ações que deverão ser aplicadas em conjunto:

–Priorizar a manutenção do capital de giro e liquidez;

–Estude profundamente o fluxo de caixa projetado para os próximos 90 dias e tome ações corretivas o mais breve possível;

–Dedique-se em controlar os custos e despesas operacionais;

–Eleja prioridade em investimentos (OPEX ou CAPEX);

–Interaja e negocie com os stakeholders prioritários em seu ecossistema – lembre-se de que eles também possuem problemas similares e precisam negociar. Neste momento jogar o problema para cima e impor regras não é a melhor alternativa. Procure sempre negociar, e observe o contrato que dá ritmo às parcerias;

–Negocie termos de financiamento mais flexíveis e de curto prazo e/ou busque linhas alternativas de financiamento. Antecipe-se ao problema; mesmo que a empresa disponha de caixa no momento, um bom limite de crédito aprovado, com características de taxa e prazo adequados pode ser importante mais à frente;

–Considere os benefícios temporários recém-estabelecidos pelo Governo em relação a suspensão, adiamento ou redução de contribuições tributárias;

–Avalie a venda de sua carteira de créditos não performados e de ativos não operacionais;

–Observe créditos tributários e incentivos governamentais para acelerar oportunidades no curto prazo;

▪ Cadeia de Suprimentos e Operações:

–Identifique as rupturas já existentes na sua cadeia de suprimentos e potenciais riscos na operação;

–Efetue um levantamento sobre matérias-primas, embalagens, materiais e serviços essenciais necessários para as entregas críticas ao seu negócio;

–Considere com os fornecedores estratégicos ações em conjunto, como otimização de cargas, planejamento integrado de produção e gestão colaborativa de capacidades;

–Identifique os fornecedores mais vulneráveis financeiramente e que podem gerar maior impacto na sua linha de produção, avaliando a possibilidade de realizar aportes financeiros e/ou adiantamentos para que possam adquirir matérias-primas, manter a produção ativa e cumprir com as entregas;

–Revise o planejamento logístico, com foco em redução de custos;

– Reavalie o seu plano de inovações para identificar a chance de antecipar o lançamento de produtos que ajudem a sociedade neste momento de crise.

▪ Clientes e Receitas: priorize seus clientes-chave procurando engajá-los em seus esforços para manutenção/continuidade do negócio:

–Reforce a lealdade, protegendo e recompensando os clientes e também oferecendo apoio comercial e condições especiais, dentro das possibilidades;

–Reavalie a jornada e experiência do consumidor, adaptando sua estratégia de ida ao mercado e implementando a transição de canais físicos de venda e entrega de produtos e serviços para modelos digitais

–Considere a oportunidade ou necessidade de diversificar a atividade-fim e eventualmente o próprio modelo de negócio, lançando mão de novas alternativas para a obtenção de receita para se adequar à nova realidade

–Desenvolva uma estratégia de comunicação clara e consistente, considerando os clientes e também os funcionários que interagem diretamente com eles, a respeito das medidas adotadas por sua empresa para garantir a continuidade dos negócios

▪ Tecnologias e Meios Digitais:

–Prepare sua infraestrutura para novos padrões de tráfego e utilização, avaliando padrões de segurança, autenticação e capacidade de rede;

–Dedique estrutura e equipe para garantir suporte tecnológico para a continuidade do negócio;

–Crie ou reforce os canais digitais de comunicação com clientes e de venda;

–Mantenha seus sistemas de controle e gestão ativos, mesmo que alguns colaboradores tenham que acessar remotamente as plataformas.

Desejamos saúde e que esse período difícil passe o mais breve possível.

PS: O texto apresentado foi baseado em materiais produzidos pela Consultoria Deloitte Touche Tohmatsu Limited; fundada em 1845 em Londres com mais de 700 escritórios em mais de 150 países e 312.000 colaboradores.

Publicado em 24/08/2020
Texto produzido por Excia Sistemas