Entenda o fator processo na escolha do sistema de gestão para sua empresa

Entenda o fator processo na escolha do sistema de gestão para sua empresa:

Escolher um software de gestão pode ser tarefa bastante difícil para qualquer empresa, em meio a diversidade de ofertas, valores e funcionalidades, os gestores tem a complexa tarefa de identificar qual solução tem mais aderência ao seu negócio.

Existem métodos eficazes para a escolha correta de uma solução, mas de fato, por mais que se tenha racionalidade neste processo, a decisão sempre acaba dependendo de um certo feeling, pois, alguns dos fatores que fazem toda a diferença na escolha da melhor solução são praticamente impossíveis de se mensurar em conversas e apresentações.

Porém, uma dica que pode ajudar é olhar além do software.
É fato que a grande maioria dos sistemas de gestão disponíveis no mercado são muito parecidos em suas funções, em geral, prometem e entregam as mesmas funcionalidades, com pequenas diferenças na relação Agilidade x Controle.

Desta forma, é preciso entender o que o fornecedor de software pode oferecer além do sistema, quais os diferenciais em relação ao atendimento e principalmente qual o nível de conhecimento e know-how ele tem sobre seu negócio. Mas porque isso é tão importante?

O Sucesso de um software dentro da empresa está intimamente ligado a qualidade de sua implantação, tanto que é comum encontrarmos no mercado sistemas que rodam perfeitamente dentro de várias companhias, enquanto os mesmos sistemas não conseguem atender negócios muito similares.
Isso se deve principalmente a análise de processos, esta fase é indispensável em qualquer projeto de implantação, pois, trata justamente de identificar requisitos, documentar os métodos e planejar o fluxo de cada processo. Por isso, contar com profissionais capazes de alinhar os processos da empresa e auxiliar na definição dos métodos no momento da implantação faz toda diferença.

O ERP deve ter como principal função organizar a empresa, para potencializar a produtividade de todos os setores, e isso só é possível se os profissionais envolvidos na implantação e atendimento tiverem uma visão clara e assertiva das melhores práticas para seu negócio, além de experiência para coloca-las em funcionamento.

A construção de um projeto consistente, com definição clara de tarefas, cronograma, planejamento e qualidade nos treinamentos são pontos fundamentais para que o sistema se mostre eficaz e atenda as expectativas de seu negócio.

Para nós da EXCIA, entender e alinhar os processos é parte fundamental do nosso trabalho.

Publicado em 28/09/2020
Texto produzido por Excia Sistemas