Liderança

Dicas rápidas de Gestão: Liderança

Comunicação
Aqui na EXCIA, trabalhamos diuturnamente com o seguinte conceito de comunicação: “comunicação é aquilo que o interlocutor compreendeu a partir daquilo que falamos”. Este conceito tem por objetivo ter a certeza de que as expectativas em relação a mensagem foram atingidas. Assim, entendemos que um líder precisa comunicar-se com as pessoas de forma que entendam – o mais possível, o conteúdo que está sendo proposto.
Importante: comunicar com feedback!

Opinião Flexível
Temos que cuidar com as “verdades absolutas”. Não estamos sugerindo que as pessoas mudem de opinião de acordo com algum interesse às margens do ponto central do assunto/tema em discussão; estamos propondo que a liderança admita a opinião das pessoas como um esforço em melhorar as coisas; e isto, por si só, já é algo a ser comemorado nas empresas pois torna o ambiente, acima de tudo, participativo. A flexibilidade é na verdade, um exercício constante que a liderança deve praticar em benefício da empresa e das pessoas. O ajuste do “sim ou não” pode ser muito importante para todos – mas veja bem, se resolver flexibilizar sua opinião, não o faça seguido de descontentamento ou reprovação; faça desta ação algo que enalteça a opinião das pessoas.
Importante: quando você ceder sobre sua opinião, faça com que as pessoas envolvidas entendam que são responsáveis pelos ajustes propostos e que ações como estas são benéficas para todos. Mude com alegria!

Ética e Moral
Se nossa vitória não for justa, não será uma vitória verdadeira. A ética e a moral devem fazer parte do ser humano. As pessoas confiam nos líderes que adotam princípios, corretos, é claro, em tudo o que fazem. Lembrem-se: moral são os costumes sociais, aquilo em que verdadeiramente acreditamos como sendo a maneira correta de coexistir. A ética se propõe em estudar e interpretar os valores morais. Em outras palavras, liderar também é um exercício de agir de forma ética ao definir à cerca dos assuntos morais.
Importante: Lidere de forma justa sempre, por mais difícil que muitas vezes isso possa ser!

Segurança nas Tentativas, Acertos e Erros
A vida em si é composta de inúmeras tentativas. Desde que nascemos tentamos segurar as coisas, tentamos dar os primeiros passos, tentamos... Certamente muitas tentativas, desde nosso nascimento, deram certo ou deram erradas.
O trabalho faz parte da vida, logo, erros e acertos nos são impostos frequentemente. E talvez esse seja um dos segredos da felicidade; sim, felicidade no trabalho; poder tentar, acertar ou mesmo errar com a certeza de que temos apoio em nossos líderes. Pense nisso...
Importante: Com muita responsabilidade, procure apoiar as pessoas em suas tentativas. Pode ser melhor para o crescimento da empresa poder contar com pessoas que tentam do que pessoas que meramente executam.

Legado
Nós enxergamos o legado como algo muito importante. E nossa visão sobre este tema tem dois prismas: “o que deixamos para trás e como estamos estruturando o futuro”. No primeiro prisma, liderar significa deixar algo que as pessoas possam recordar com carinho. É deixar o seguinte sentimento: “passamos por tempos fáceis e por tempos difíceis; mas tivemos a oportunidade de termos um líder verdadeiro que sempre esteve ao nosso lado”. O segundo prisma nos sugere que a liderança deva incentivar, capacitar, motivar seus substitutos, para que as empresas possam dar sequência em seus projetos podendo sempre contar com bons líderes.
Importante: Quer saber o quão bom foi determinado profissional? Ligue nas empresas em que trabalhou e descobrirás o legado.


Acompanhe nossas publicações.
Aqui você irá encontrar dicas rápidas, conteúdos modernos e originais sobre o mundo da gestão.

Publicado em 13/09/2021
Texto produzido por Excia Sistemas.