Liderança

Liderança, uma qualidade profissional que está cada vez mais sendo discutida e aperfeiçoada.

A primeira incumbência de um líder verdadeiro é entender que não existe gestor se não existirem colaboradores. A partir desta máxima, valorizar as pessoas, estimular novas ideias, agir com determinação, admitir erros, são características naturais ao processo de liderança. Fortalecer a equipe de trabalho é sinônimo de uma gestão competente.

O verdadeiro líder possui características que o distingue das outras pessoas. Em geral, o líder não está satisfeito com a situação existente; por isso busca oportunidades para mudar o status quo. Toma iniciativa e assume riscos. A partir da situação real onde atua, o líder sempre projeta cenários melhores. Sonha, então, com um futuro melhor para si e para os outros e consegue seguidores neste sonho. O líder prepara as pessoas para a ação.

Ele sabe como buscar colaboração para a ação, reforçando e preparando os outros para agir. O bom líder abre caminho e novos horizontes. Para tanto, torna-se o exemplo para as outras pessoas e planeja pequenas vitórias. Finalmente, o bom líder empolga e incentiva a equipe. Reconhece a contribuição dos outros e celebra comunitariamente as vitórias e sucessos, que são de todos.

Existem alguns princípios que norteiam a liderança:

- Perfectibilidade: sempre podemos melhorar, e melhorar deve ser sinônimo de compensação;

- Concordância: não existe concordância plena (fato); porém, deve-se ter algum parâmetro mínimo de concordância pois, do contrário, o grupo de trabalho não funcionará;

- Continuidade: o que se faz hoje nas empresas continuará trazendo consequências no futuro;

- Controle Recíproco: o líder controla os seus seguidores e é controlado por eles;

- Credibilidade: a influência de um líder está diretamente relacionada à sua credibilidade em relação ao grupo, empresa, sociedade, etc.;

- Energia: as pessoas são providas de potencial, energia. É necessária ampla observação para alocação das tarefas a cada um. Importante: o líder deve perceber o potencial de cada um;

- Sinergia: para multiplicar os esforços na empresa, é essencial que o líder seja provido de sinergia.

O líder e o gestor modernos devem estar voltados para o futuro, para a mudança e para a inovação. O aprendizado da liderança serve para todos os ambientes sociais, e um bom líder não se limita em apenas um destes ambientes, pois ele vive a liderança que lhe é naturalmente atribuída.


Fonte: Excia Sistemas.
Adaptado de: Clemente Ivo Juliatto, Reitor da PUCPR, presidente do Círculo de Estudos Bandeirantes, provedor da Santa Casa de Curitiba e integrante da Academia Paranaense de Letras.

Publicado em 20/04/2021
Texto produzido por Excia Sistemas