Omniconsumidor: nova geração de consumidores

Você Sabe Identificar um Omniconsumidor

O novo consumidor tem características comuns, entre elas, o fato de pesquisar seus produtos de interesse nos sites e chats das empresas ofertantes ou mesmo nas redes sociais.

A tendência é fazermos com que máquinas sejam responsáveis por entregar os resultados instantâneos que este consumidor requer.

Podemos pensar em “resultados instantâneos” o engajamento do cliente, agilidade, ou seja, uma experiência positiva para o cliente por meio do atendimento automatizado.

O Omniconsumidor, entretanto, desafia as empresas e marcas em entregar um fator competitivo a mais: humanizar o relacionamento e promover a confiança como elemento chave decisivo para compra.

Não há dúvidas de que dispomos de ferramentas de automação eficientes, também sob ponto de vista de relacionamento com o cliente. De fato, máquinas “inteligentes” estão ocupando espaços anteriormente exclusivos a pessoas.

Cremos que o futuro próximo terá consumidores com comportamento mais digital, social e com mobilidade diferente dos padrões até então; por outro lado, há uma tendência, contudo, de que este mesmo consumidor, já acostumado com a praticidade dos serviços prestados pelas empresas, exijam, também, experiências humanas empáticas, desafiando as empresas em criar um equilíbrio complexo entre as tecnologias digitais de atendimento com a necessidade de entregar a empatia como ponto forte do relacionamento humano.

Complexo hein?
Todas as informações à cerca da relação tecnologia/empatia, na nossa visão, nos trazem a sensação de um vetor abrupto que busca, por meio da tentativa, acerto e erro, encontrar a relação ideal de seus produtos com seus já clientes ou mesmo no mercado em si. Algumas ações, portanto, podem contribuir no atendimento deste novo perfil de consumidor; entre elas, integrar todos os canais de atendimento ao cliente – e isso inclui a integração dos sistemas de e-commerce/CRM etc. com o sistema ERP, centralização das informações, investir na personalização do relacionamento e ter uma boa ferramenta omnichannel.
E sua empresa, está preparada para este novo perfil de cliente?

Estamos felizes em poder compartilhar mais um tema relevante com você!

Esperamos nos vermos em nossos próximos blogs.

Publicado em 19/02/2024
Texto produzido por Excia Sistemas