Rastreabilidade na Cadeia Têxtil

Rastreabilidade na Cadeia Têxtil

Você já pensou em ler a etiqueta de uma peça de vestuário e conhecer a trajetória produtiva, e quais empresas contribuíram em sua produção? Esta novidade já existe e está próxima de ser disseminada entre empresas que participam da cadeia produtiva.

Quer saber um pouco mais?

Grandes varejistas de roupas no Brasil já disponibilizam a seus consumidores informações mais detalhadas sobre os produtos disponíveis em seus pontos de vendas.

Esta metodologia ainda está em fase de testes, mas, em breve, a tendência de disponibilizar na etiqueta do produto informações como a fazenda que produziu o algodão, as malharias, tinturarias e confecções que produziram as peças bem como transportadoras e outras informações será comum no mercado.

A inovação a que nos referimos tem por origem uma série de benefícios aos mais diversos stakeholders, com um ponto em comum: transparência. Um dos maiores fatores que impulsionam este projeto, entretanto, é a regulação do mercado, que é prioridade em todo mundo. Sob este prisma, investidores, governos, legislação (fiscal, ambiental, social) e o próprio consumidor em sua nova versão (digamos assim), juntos, representam o combustível deste novo projeto.

Um último ponto a destacar é a mudança cultural que as empresas fornecedoras de produtos e serviços da cadeia têxtil precisam acompanhar e se preparar para os novos tempos. Citamos aqui a cultura dos processos fabris, a opção, muitas vezes, de matérias primas específicas que possam alterar a ficha técnica dos produtos, bem como os controles necessários para gerar as informações a serem destacadas/informadas ao público em geral.

As adaptações não são tão simples quanto nosso texto. Cada setor produtivo deverá analisar as demandas específicas do seu negócio e buscar maiores informações.

A Excia acredita que este projeto irá atingir seus objetivos e já preparou seus sistemas para contribuir com a rastreabilidade na cadeia produtiva têxtil.

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!
Esperamos nos vermos em nossos próximos blogs.

Publicado em 15/03/2024
Texto produzido por Excia Sistemas